ANÁLISE DE QUINCAS BORBA – MACHADO DE ASSIS
PROF. SINVAS
MACHADO DE ASSIS – REALISMO
O Realismo-Naturalismo reflete as transformações políticas, sociais e econômicas da segunda metade do século XIX. O impacto da segunda revolução industrial, o avanço tecnológico e material da Europa, as novas relações da Burguesia/Proletariado e as ideias inovadoras da Biologia e da Sociologia criaram nova perspectiva das relações pessoais e sociais. Marcado pela postura científica do Positivismo, de Auguste Comte, pelo determinismo de Hippolyte Taine, e pelas Ciências Naturais, de Darwin, Lamarck e Mendel, o movimento revolucionou as Artes e o pensamento ocidental.
O Realismo-Naturalismo representa o mundo real, seus problemas, a partir da observação da vida, para analisar os conflitos sociais e individuais, apontando as causas e consequências. A análise da realidade visa ao reformismo crítico, para isso aponta os problemas da sociedade e do indivíduo, denuncia a decadência das instituições arcaicas.
Os autores do período apresentam em sua obra temas polêmicos como o parasitismo social, o adultério, a luta pela ascensão social, o anticlericalismo, a exploração do ser humano, as questões políticas de seu tempo de forma crítica, irônica. Os realistas retratam o mundo que vivenciam, a contemporaneidade, ao contrário dos românticos, que preferiam o passado histórico e espaços recriados pela imaginação.
Os personagens do Realismo-Naturalismo não são idealizados, predominam neles os defeitos: a hipocrisia, o egoísmo, a mediocridade, a mesquinharia. O comportamento do indivíduo é determinado por circunstâncias externas a ele, meio raça e momento, não há livre arbítrio, e as relações humanas pautam-se pelo jogo de interesses, pela lei do mais forte em que os fins justificam os meios.
É uma visão pessimista da vida e do ser humano, sem a grandiosidade e o amor que movia o Romantismo. O discurso realista marca-se pela objetividade, pela linguagem clara e precisa e revela um mundo e um indivíduo pequeno, incapaz de modificar as circunstâncias que o envolvem.
Gustav Flaubert, com Madame Bovary, Charles Dickens, Oliver Twist, Eça de Queirós, O Crime do Padre Amaro, Émile Zola, O Germinal, deram novo rumo à Literatura, representando os conflitos pessoais e/ou sociais de forma crua, chocando o público, com os temas do adultério, da miséria, da corrupção do clero, rompendo com a visão cor de rosa do Romantismo e introduzindo o mundo cinza do Realismo.
MACHADO DE ASSIS – O AUTOR E A OBRA
Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro, 21 de junho de 1839. O pai era um mulato, pintor de paredes e agregado em uma chácara no Morro do Livramento. Órfão de mãe, criado pela madrasta, não completou os estudos regulares, era autodidata, aprendeu Língua Portuguesa, Latim com o Padre Sarmento, amigo da família, e mais tarde as línguas inglesa e francesa (traduziu Shakespeare, Pöe e Victor Hugo). Contrariando as teorias da época, o mulato pobre tornou-se o principal intelectual de seu tempo, o maior escritor brasileiro e um dos principais do mundo.
Amigo de intelectuais e políticos como José de Alencar, Manuel A. de Almeida, Joaquim Nabuco, era referência obrigatória, propôs a criação da Academia Brasileira de Letras, da qual foi o primeiro presidente. Casou-se com D. Carolina Augusta Xavier de Moraes, cinco anos mais velha e peça fundamental de sua vida em uma união sem grandes atropelos e que permitiu ao autor a tranquilidade para sua vida profissional e intelectual.
Sua obra abrange jornalismo, crônicas, crítica, poesias, teatro, contos e romances e apresenta caráter gradativo, evolutivo, indo de poesias, comédias, contos e romances românticos para a fase madura que o consagrou como o criador e maior escritor do Realismo brasileiro.
Foi um homem discreto, sem envolvimento direto nas questões de seu tempo, como a abolição e a República, mas revelou-se crítico, principalmente nas crônicas, apresentando postura cética em relação à maneira como se deu a libertação dos escravos, sem uma política de inclusão, e sobre a proclamação da República, segundo ele, mudou a fachada, o prédio continuava o mesmo.
Sua obra é um dos principais retratos de seu mundo e do ser humano em sua dimensão universal, tornando insignificantes as críticas que recebe de que silenciou em relação a questões políticas. Faleceu no Rio de Janeiro em 29 de setembro de 1908, quatro anos depois da morte da esposa.
QUINCAS BORBA – ENREDO
RESUMO E ANÁLISE
Quincas Borba foi escrito a partir de 1886, sendo publicado em capítulos na revista A Estação e em volume em 1891. Publicado dez anos depois de Memórias, romance de que se originou – seria um spin of – Quincas Borba é o filósofo, criador do Humanitismo, amigo de Brás Cubas, em cuja casa morreu. Em Quincas Borba, Machado de Assis retoma o filósofo em sua viagem a Barbacena, interior de Minas Gerais, anunciada nas Memórias. É, pois, um desdobramento de sua problemática e de sua narrativa.
O romance compõe a trilogia realista de Machado de Assis, com Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro, sendo também uma narrativa de ruptura com o Romantismo. Sai de cena o mundo idealizado dos românticos e entram as imperfeições, os defeitos do mundo burguês. Quincas Borba prende-se mais aos aspectos prosaicos, ao cotidiano da vida na Corte, não tendo a tensão filosófica de Memórias Póstuma nem a tensão psicológica de Dom Casmurro.
A construção da narrativa de Quincas Borba difere em dois pontos essenciais de Memórias Póstumas de Brás Cubas. Este transgrediu as características realistas, por começar o enredo pelo fim/a morte do protagonista e pelo narrador em primeira pessoa. Quincas Borba manteve a tradição realista da terceira pessoa e inicia o enredo in media res/no meio da coisa, mais convencional. Mas ambos apresentam enredo fragmentado e recorrência aos tempos cronológico e psicológico.
Como em toda a obra realista do autor, percebe-se em Quincas Borba a influência de autores como Laurence Sterne e Xavier de Maistre, pela utilização de processos narrativos inusitados, que antecipam técnicas modernistas, como a metalinguagem, o caráter antinarrativo, o enredo fragmentado, psicológico, o elemento absurdo/o defunto autor. São aspectos que tornam o romance um marco de nossa prosa reflexiva. É a literatura feita para transformar o leitor e a sociedade, não mais para mero entretenimento.
Quincas Borba reflete, também, a leitura dos filósofos Michel Montaigne, francês do século XVI, e Arthur Schopenhauer, alemão do século XIX, ao utilizar o pessimismo, o ceticismo e a ironia, para criticar a sociedade e o pensamento da segunda metade do século XIX. São aspectos tornam o romance um romance realista, bem como o adultério, a crise das instituições/o casamento, a mesquinharia e a mediocridade humana, também representados na obra.
– Do capítulo I ao III: devaneios do Professor Rubião rico no Rio de Janeiro.
O enredo do romance começa in media res/em andamento, com o protagonista Rubião já morando no Rio de Janeiro, na casa do Botafogo, herdada de Quincas Borba, servido por criado espanhol, com cozinheiro francês, e chinelo de Túnis, tudo indicação ou presente do novo amigo, Cristiano Palha.
Rubião devaneia sobre sua atual condição, capitalista/agiota, contrastando com o que foi, professor em Barbacena. E se vale do menos mau em sua análise, visto que ficou rico graças à morte de Quincas, seu amigo, e de Piedade, sua irmã.
– Do capítulo IV ao XIX: Quincas Borba conhece o Prof. Rubião em Barbacena.
O filósofo Quincas Borba viajou para Barbacena, onde conheceu Rubião e Piedade. Interessou-se pela moça com quem não se casou, devido a sua morte, mas manteve a amizade com o professor a quem tornou seu herdeiro. Daí a satisfação de Rubião com a morte do amigo e da irmã.
Os devaneios ocupam os três primeiros capítulos do livro. O quarto capítulo, por meio de flashback, situa o leitor no conflito, introduzindo a relação de Quincas Borba e Rubião no interior de Minas Gerais. Quincas Borba não se casou com Piedade, irmã do Professor Rubião, mas ficou amigo deste, mudando-se para sua casa com o cachorro que também se chama Quincas Borba.
O Professor fechou sua turma de alunos, para dedicar-se ao amigo, já muito debilitado. O médico deixa claro que Quincas Borba está à beira da morte. Rubião, sempre próximo, encontra duas dificuldades na relação com o filósofo. A primeira era a preferência que o cachorro tinha no coração de Quincas; a segunda era a dificuldade em assimilar a filosofia criada pelo amigo, o Humanitismo:
Humanitas é o princípio. Há nas coisas todas certa substância recôndita e idêntica, um princípio único, universal, eterno, comum, indivisível e indestrutível. (…)Aparentemente, há nada mais contristador que uma dessas terríveis pestes que devastam um ponto do globo? E, todavia, esse suposto mal é um benefício, não só porque elimina os organismos fracos, incapazes de resistência, como porque dá lugar à observação, à descoberta da droga curativa. A higiene é filha de podridões seculares; devemo-la a milhões de corrompidos e infectos. Nada se perde, tudo é ganho.
Quincas Borba – Cap.VI, p. p. 5, 6, 7. Disponível em www.dominiopublico.gov.br
Quincas Borba procura o tabelião para registrar seu testamento, Rubião é o herdeiro. A seguir, comunica que voltará ao Rio de Janeiro, apesar de sua condição frágil, deixando o cachorro aos cuidados do Professor, o que o fez virar motivo de piada. Algumas semanas depois, recebe uma carta de Quincas, já totalmente alienado, comparando-se a Santo Agostinho. Um caso perdido. Uma semana depois, a notícia da morte do filósofo em jornal que chegava da Corte, fato confirmado por carta enviada por Brás Cubas, em cuja casa Quincas morreu. Rubião, de imediato, livrou-se do cachorro, mandando-o para uma comadre.
Noticiada a morte, aberto o testamento, o Professor descobre que herdou uma fortuna – casas na Corte, uma em Barbacena, escravos, apólices, ações do Banco do Brasil e de outras instituições, joias, dinheiro amoedado, livros. Mas há uma condição básica: ele tem de cuidar do cachorro. Ironia. Rubião vai até a chácara com o coração na mão. Quincas Borba, o cão, está muito triste, não come, mas se anima com a volta do amigo, que se desculpa e o leva de volta.
— Quincas Borba! Quincas Borba! eh! Quincas Borba! bradou entrando em casa.
Nada de cachorro. Só então é que ele se lembrou de havê-lo mandado dar à comadre Angélica. Correu à casa da comadre, que era distante. De caminho acudiram-lhe todas as ideias feias, algumas extraordinárias. Uma ideia feia é que o cão tivesse fugido. Outra extraordinária é que algum inimigo, sabedor da cláusula e do presente, fosse ter com a comadre, roubasse o cachorro, e o escondesse ou matasse. Neste caso, a herança… Passou-lhe uma nuvem pelos olhos; depois começou a ver mais claro.
Quincas Borba – Cap. XVI, p. 12. Disponível em www.dominiopublico.gov.br
O Professor, acreditando que compreendera afinal a filosofia do Humanitismo, grita: Ao vencedor, as batatas, frase que ficou como o lema da filosofia de Quincas Borba. Depois da missa pela alma do morto, Rubião vai com o cachorro para o Rio de Janeiro tomar posse da herança.
– Do capítulo XX ao LI: Cristiano Palha e Sofia começam a manipular Rubião.
Na viagem de trem para o Rio de Janeiro, Rubião conhece o casal Cristiano Palha e Sofia, casados e típicos representantes do parasitismo social da Corte durante o Segundo Reinado. Chegando ao Rio, já são grandes amigos, e Cristiano se dispõe a ajudar o Professor no processo da herança, indicando-lhe o advogado. Ao assumir o patrimônio de Quincas, Rubião é orientado em sua vida de novo rico pelo amigo, que o aconselha a contratar o criado espanhol e o cozinheiro francês, descartando os negros. O criado odeia o cachorro, Quincas Borba, maltratando-o na ausência de seu amigo.
Desde o primeiro encontro, na estação do trem em Vassouras, Rubião se vê extremamente encantado com Sofia, especialmente seus olhos. Sem jeito com as mulheres e com a nova vida, mostra-se acanhado na presença dela nos frequentes jantares na residência do casal. Enquanto resolve os trâmites do testamento, o Professor se distrai, mas, a partir do momento em que toma posse da herança, deixa se levar pelo encanto e futilidade da nova vida.
Aqui o romance retoma o ponto inicial, a vida no Botafogo, onde Rubião, agora capitalista/agiota, recebe os novos amigos. Em um almoço de domingo, estão o bajulador Freitas, 44 anos, de pouca posse, que se sente agraciado pela amizade, e Carlos Maria, 24 anos, rapaz elegante, prepotente e superficial, um pavão. Falam de futilidades, saboreiam a comida, o vinho e os charutos. Ao final do almoço, o dono da casa recebe, enviadas por Sofia, uma cesta de morangos e uma carta, convidando para jantar.
À tarde, vai ao jantar na casa do casal Palha. Sofia está encantadora, usa brincos de pérolas, um dos muitos presentes do Professor. A amiga apresenta-lhe quatro senhoras, uma delas, D. Tonica, solteira, 39 anos, com muito interesse no Professor. Este a evitou, enquanto procurava o tempo todo Sofia com o olhar. Trocavam olhares de quando em quando, o que era percebido por D. Tonica. Rubião, totalmente envolvido por Sofia, aguardava um momento em que ficasse a sós com ela. Conversava com a moça, quando a senhora do jantar convidou-os para verem a lua. Dona Tonica não quis ir. Ficaram os dois a sós no jardim.
Rubião cortejou descaradamente Sofia, comparando seus olhos às estrelas e pedindo a ela para toda noite às 22 horas olhar para o Cruzeiro do Sul, que ele faria o mesmo, e os pensamentos dos dois permaneceriam íntimos. O pai de Dona Tonica os interrompeu. Sofia mentiu que Rubião lhe contava uma piada do Padre Mendes, voltou para a casa e deixou seu apaixonado às voltas com a curiosidade e a ironia do Major.
Terminado o jantar, todos se vão. Dona Tonica, triste, amaldiçoando sua sorte e prometendo se vingar de Sofia, revelando ao marido seu adultério. Rubião, feliz, por ter finalmente se declarado a Sofia e por entender que ela não lhe retirou a esperança. Sozinhos, Sofia e Cristiano Palha, ela revela o fato principal da festa, provocando a discussão sobre o que fazer com o Professor. Ela pressiona o marido para não o receberem mais, mas o argumento de Palha é irrefutável: deve muito ao Professor.
– Do capítulo LII ao CL : Rubião nas mãos de Cristiano Palha e Sofia; novas peças no conflito.
Sofia vê passar Carlos Maria e lembra que dançou recentemente com ele. O carteiro entrega a ela correspondência do interior, comunicando a chegada de duas primas da roça, Maria Augusta e Maria Benedita, mãe e filha. Sofia se tornaria a professora da filha, ensinando-lhe piano e os bons modos da Corte. Enquanto isso, Cristiano Palha finalmente vai à casa de Rubião depois do incidente do jantar e do luar. Encontra o Professor na companhia do político Camacho, nova amizade. Rubião comunica o interesse de voltar a Minas, notícia que preocupa e muito seus dois amigos, Cristiano e Camacho.
Camacho é um oportunista que se aproxima de Rubião, por perceber sua fortuna e ingenuidade. Formado em Direito no Recife, foi por um tempo deputado, primeiro na Província depois na Corte. Político medíocre, ao perder o mandato, fundou um jornal que seguia as mesmas orientações de sua carreira política, oportunismo e bajulação.
Necessitando de capital para manter sua publicação, aproximou-se do Professor, revelando-se grande amigo e confidente, alimentando-lhe a vaidade. Para convencer Rubião, em um de seus passeios pela cidade, salva o menino Damião de ser atropelado por uma coche, cujos cavalos desembestaram, deixando os pais muito gratos, causando grande admiração da vizinhança. Camacho se apropriou do fato, redigindo artigo extremamente elogioso. Foi o bastante para o Professor não retornar a Barbacena, MG, e tornar-se cotista do jornal e seu principal mantenedor.
Para ter a garantia de seu patrocínio, Camacho inventa a suposta candidatura de Rubião a deputado, gerando neste intensa fantasia. Imagina-se no Congresso, no Ministério. É o início dos delírios de grandeza do personagem, que vai perdendo, junto com a razão, o dinheiro e os amigos. A candidatura nunca foi colocada pelos partidos.
Cristiano Palha, após a desistência do amigo de retornar a Minas Gerais, estabelece com ele uma casa de importação, a firma Palha & Cia. O amigo entra com o capital, e Palha administra. Os lucros são altíssimos, mas o Professor alheio à praticidade da vida deixa tudo nas mãos do marido de Sofia, que manipula os negócios, dos quais sairá mais tarde, carregando o lucro e deixando as dívidas para Rubião.
Sofia, à medida que o marido vai enriquecendo, constrói a escalada social do casal, conquistando novas amizades e abandonando as anteriores, como o Major Siqueira e a filha, Dona Tonica, inconvenientes à nova condição. Sofia criou uma comissão de senhoras, para socorrer as vítimas de uma epidemia em Alagoas. Nessa comissão, envolveu-se com importantes mulheres da Corte, dentre as quais Dona Fernanda, gaúcha, esposa do deputado Teófilo e prima de Carlos Maria. Rubião foi o maior doador da campanha.
– Do capítulo CLII ao CCI: desfecho dos conflitos:
Sofia e Cristiano planejam casar Rubião. A ideia é casá-lo com Maria Benedita, agora definitivamente na Corte, devido à morte da mãe. O Professor acha agradável a ideia do casamento, imaginando a festa, mas em sua fantasia a noiva sempre é Sofia. Esta por pouco não se envolve com Carlos Maria, seu par na valsa e nas conversas dos saraus. O rapaz é a paixão secreta de Maria Benedita, que morre de ciúmes.
Rubião suspeita de Sofia e Carlos Maria por algum tempo, primeiro motivado pelo comentário de um cocheiro durante um passeio pela praia, depois por causa de uma carta que a amiga escreve ao rapaz, na verdade um convite para contribuir com a comissão das Alagoas. Sofia demonstra certo encanto pelo charme do rapaz, mas depois se arrepende ao perceber o quanto ele é vaidoso e fútil. Carlos Maria fica sabendo pela prima, Dona Fernanda, que Maria Benedita o ama. Os dois se casam, viajam para a Europa e, quando voltam, estão mais distantes de Sofia e próximos de Dona Fernanda.
Enquanto os eventos envolvendo seus conhecidos se desenrolam, Rubião pouco a pouco aliena-se da realidade. Em seus últimos momentos de lucidez, auxilia o amigo Freitas em sua doença terminal e depois banca seu enterro. A fantasia, porém, domina-o e ele começa a imaginar-se Napoleão III. Nomeia Sofia sua imperatriz, os amigos Palha, Camacho e Major Siqueira os ministros de confiança. Distribui cargos com os bajuladores e, obviamente, perde seu patrimônio.
O deputado Teófilo e esposa convencem Cristiano Palha a cuidar dele. Cristiano liquida as dívidas do Professor, transferindo-o para uma casa pequena, acompanhado de um criado. Não tem mais retorno para Rubião que é internado em uma casa de saúde, de onde só sairá para voltar a Barbacena, fugindo com o cão, Quincas Borba. Ao chegar a Minas Gerais, debaixo de chuva intensa, perdida a razão, é acolhido por sua parente. Motivo de chacota dos antigos conhecidos, morre repetindo a máxima do Humanitismo: “Ao vencedor, as batatas”. Pouco depois morre também o cachorro.
Enquanto isso, no Rio de Janeiro, Dona Tonica não se casa, o noivo morre. O deputado Teófilo não é nomeado ministro. Carlos Maria e Maria Benedita curtem a gravidez. E Cristiano Palha e Sofia planejam a temporada de verão em Petrópolis, enquanto o palacete é reformado. A destruição de Rubião e o triunfo do casal justificam a filosofia do Humanitismo: a morte dos fracos garante a sobrevivência dos fortes.
CARACTERÍSTICAS DO ROMANCE OBSERVADAS EM TEXTOS
– Foco Narrativo:
Narrado em terceira pessoa, por um narrador intruso, que interfere constantemente para conversar com o leitor, uma das marcas do autor: o Diálogo do Narrador com o Leitor.
Queres o avesso disso, leitor curioso? Vê este outro convidado para o almoço, Carlos Maria. Se aquele tem os modos “expansivos e francos”, — no bom sentido laudatório, — claro é que ele os tem contrários. Assim, não te custará nada vê-lo entrar na sala, lento, frio e superior, ser apresentado ao Freitas, olhando para outra parte. Freitas que já o mandou cordialmente ao diabo por causa da demora (é perto do meio-dia), corteja-o agora rasgadamente, com grandes aleluias íntimas.
Também podes ver por ti mesmo que o nosso Rubião, se gosta mais do Freitas, tem o outro em maior consideração; esperou-o até agora, e esperá-lo-ia até amanhã. Carlos Maria é que não tem consideração a nenhum deles.
Quincas Borba – Cap. XXXI, p. 21. Disponível em www.dominiopublico.gov.br
– Espaço e tempo histórico
O romance situa-se no Rio de Janeiro do século XIX, entre 1867, ano da morte de Quincas Borba, e 1870, fim da Guerra do Paraguai e anúncio da Lei do Ventre Livre, promulgada em 1871.
Da lavoura passaram ao gado, à escravatura e à política. Cristiano Palha maldisse
o governo, que introduzira na fala do trono uma palavra relativa à propriedade servil; mas, com grande espanto seu, Rubião não acudiu à indignação. Era plano deste vender os escravos que o testador lhe deixara, exceto um pajem; se alguma coisa perdesse, o resto da herança cobriria o desfalque. Demais, a fala do trono, que ele também lera, mandava respeitar a propriedade atual. Que lhe importavam escravos futuros, se os não compraria? O pajem ia ser forro, logo que ele entrasse na posse dos bens. Palha desconversou, e passou à política, às Câmaras, à guerra do Paraguai, tudo assuntos gerais, ao que Rubião atendia, mais ou menos.
Quincas Borba – Cap. XXI, p. 15.
Disponível em www.dominiopublico.gov.br
– Tempo psicológico:
O romance Quincas Borba tem andamento de tempo predominantemente cronológico, com alguns momentos de tempo psicológico, como na abertura da narrativa, no momento em que o protagonista, Rubião, reflete sobre sua condição presente, contrapondo-a a seu passado recente.
Não era velho; ia fazer quarenta e um anos; e, rigorosamente, parecia menos.
Esta observação foi acompanhada de um gesto; passou a mão pelo queixo, barbeado todos os dias, coisa que não fazia dantes, por economia e desnecessidade. Um simples professor! Usava suíças, (mais tarde deixou crescer a barba toda), — tão macias, que dava gosto passar os dedos por elas… E recordava assim o primeiro encontro, na estação de Vassouras, onde Sofia e o marido entraram no trem da estrada de ferro, no mesmo carro em que ele descia de Minas; foi ali que achou aquele par de olhos viçosos, que pareciam repetir a exortação do profeta: Todos vós que tendes sede, vinde às águas. Não trazia ideias adequadas ao convite, é verdade; vinha com a herança na cabeça, o testamento, o inventário, coisas que é preciso explicar primeiro, a fim de entender o presente e o futuro. Deixemos Rubião na sala de Botafogo, batendo com as borlas do chambre nos joelhos, e cuidando na bela Sofia. Vem comigo, leitor; vamos vê-lo, meses antes, à cabeceira do Quincas Borba.
Quincas Borba – Cap. I, p. 3. Disponível em www.dominiopublico.gov.br
– Personagens esféricos:
No Realismo, os protagonistas têm um grau de complexidade que os românticos não apresentavam. Os protagonistas do romance realista evoluem, são contraditórios, mesquinhos, têm defeitos, enganam, traem, agem de acordo com as circunstâncias. Em Quincas Borba, percebe-se a transformação de Rubião, de professor provinciano em Barbacena a capitalista no Rio de Janeiro; de ingênuo a mesquinho, cobiça a esposa do amigo, termina o romance totalmente alienado. Por sua vez, Sofia evolui, revelando várias faces na narrativa, indignada, amiga, enojada, apiedada em relação a Rubião; admiradora e manipuladora das ações do marido; encantada e decepcionada com Carlos Maria.
Sofia tinha nesse dia os mais belos olhos do mundo.
Quincas Borba – Cap. XXV, p. 18. Disponível em www.dominiopublico.gov.br
“Mando-lhe estas frutinhas para o almoço, se chegarem a tempo; e, por ordem do Cristiano, fica intimado a vir jantar conosco, hoje, sem falta. Sua verdadeira amiga
SOFIA.”
Quincas Borba – Cap. XXXII, p. 23. Disponível em www.dominiopublico.gov.br
– Linguagem irônica, crítica: o romance apresenta linguagem carregada de ambiguidade, sutileza, humor, usada para ironizar as ilusões românticas e revelar o nihilismo realista.
— Bem, irás entendendo aos poucos a minha filosofia; no dia em que a houveres penetrado inteiramente, ah! nesse dia terás o maior prazer da vida, porque não há vinho que embriague como a verdade. Crê-me, o Humanitismo é o remate das coisas; e eu, que o formulei, sou o maior homem do mundo.
Quincas Borba – Cap. p. 4. Disponível em www.dominiopublico.gov.br
– Verossimilhança:
Por se tratar de um romance realista, o compromisso com a verossimilhança é maior. Quincas Borba reproduz a sociedade da Corte com veracidade e objetividade. Muito oportuna a análise do contraste entre o provinciano Rubião e os parasitas sociais da Corte, Cristiano Palha e Sofia.
– Ceticismo, pessimismo filosófico:
Marcas do autor, sua visão de mundo e de ser humano impregna-se do ceticismo com que vê a vida e o ser humano, visão pessimista que se opõe ao idealismo dos românticos.
E enquanto uma chora, outra ri; é a lei do mundo, meu rico senhor; é a perfeição universal. Tudo chorando seria monótono, tudo rindo cansativo; mas uma boa distribuição de lágrimas e polcas, soluços e sarabandas, acaba por trazer à alma do mundo a variedade necessária, e faz-se o equilíbrio da vida.
Quincas Borba – Cap. XLV, p. 33. Disponível em www.dominiopublico.gov.br
– Mediocridade humana, mesquinharia, relações humanas pautadas pelo interesse:
No Realismo, os personagens são desprovidos de heroísmo, marca do Romantismo, agem de acordo com os interesses pessoais, não se preocupando com o outro.
— Vejam como Deus escreve direito por linhas tortas, pensa ele. Se mana Piedade tem casado com Quincas Borba, apenas me daria uma esperança colateral. Não casou; ambos morreram, e aqui está tudo comigo; de modo que o que parecia uma desgraça.
Quincas Borba – Cap. I, p. 1. Disponível em www.dominiopublico.gov.br
— Ora Cristiano… Quem é que te pede cartas? Já estou arrependida de haver falado nisto. Contei-te um ato de desrespeito, e disse que era melhor cortar as relações, — aos poucos ou de uma vez.
— Mas como se hão de cortar as relações de uma vez?
—Fechar-lhe a porta, mas não digo tanto; basta, se queres, aos poucos…
Era uma concessão; Palha aceitou-a; mas imediatamente ficou sombrio, soltou a mão da mulher, com um gesto de desespero. Depois, agarrando-a pela cintura, disse em voz mais alta do que até então:
— Mas, meu amor, eu devo-lhe muito dinheiro.
Sofia tapou-lhe a boca e olhou assustada para o corredor.
Quincas Borba – Cap. L, p. 41. Disponível em www.dominiopublico.gov.br
– Metalinguagem:
Este Quincas Borba, se acaso me fizeste o favor de ler as Memórias Póstumas de Brás Cubas, é aquele mesmo náufrago da existência, que ali aparece, mendigo, herdeiro inopinado, e inventor de uma filosofia. Aqui o tens agora em Barbacena.
Quincas Borba –p. 3. Disponível em www.dominiopublico.gov.br
– Intertextualidade:
A obra de Machado reflete ampla leitura, dialoga constantemente com os clássicos, como no exemplo a seguir em que parodia La Fontaine.
Oh! precaução sublime e piedosa da natureza, que põe uma cigarra viva ao pé de vinte formigas mortas, para compensá-las. Essa reflexão é do leitor. Do Rubião não pode ser. Nem era capaz de aproximar as coisas, e concluir delas — nem o faria agora que está a chegar ao último botão do colete, todo ouvidos, todo cigarra… Pobres formigas mortas! Ide agora ao vosso Homero gaulês, que vos pague a fama; a cigarra é que se ri, emendando o texto:
Vous marchiez? J’en suis fort aise.
Eh bien! mourez maintenant.
Quincas Borba – Cap. XC, p. 75. Disponível em www.dominiopublico.gov.br
– Digressão:
Comum nos romances machadianos, consiste nos desvios da narrativa para um fato aparentemente sem ligação com os conflitos desenvolvidos, contribui para tornar a obra reflexiva, levando o leitor a parar para pensar.
Perdoem-lhe esse riso. Bem sei que o desassossego, a noite mal passada, o terror da opinião, tudo contrasta com esse riso inoportuno. Mas, leitora amada, talvez a senhora nunca visse cair um carteiro. Os deuses de Homero, — e mais eram deuses, — debatiam uma vez no Olimpo, gravemente, e até furiosamente. A orgulhosa Juno, ciosa dos colóquios de Tétis e Júpiter em favor de Aquiles, interrompe o filho de Saturno. Júpiter troveja e ameaça; a esposa treme de cólera. Os outros gemem e suspiram. Mas quando Vulcano pega da urna de néctar, e vai coxeando servir a todos, rompe no Olimpo uma enorme gargalhada inextinguível. Por quê? Senhora minha, com certeza nunca viu cair um carteiro.
Às vezes, nem é preciso que ele caia; outras vezes nem é sequer preciso que exista. Basta imaginá-lo ou recordá-lo. A sombra da sombra de uma lembrança grotesca projeta-se no meio da paixão mais aborrecível, e o sorriso vem às vezes à tona da cara, leve que seja, — um nada. Deixemo-la rir, e ler a sua carta da roça.
Quincas Borba – Cap. LIII, p. 44. Disponível em www.dominiopublico.gov.br
– Crítica ao Cientificismo:
Machado de Assis, em alguns momentos de sua obra, ironiza as teorias em moda em seu tempo. O Humanitismo, criado por Quincas Borba, é o melhor exemplo de paródia ao Cientificismo gerado pelo Positivismo e pelo Darwinismo. Machado questiona as teorias que ele, como pessoa, contradisse.
Humanitas é o princípio. Há nas coisas todas certa substância recôndita e idêntica, um princípio único, universal, eterno, comum, indivisível e indestrutível — ou, para usar a linguagem do grande Camões:
Uma verdade que nas coisas anda,
Que mora no visíbil e invisíbil.
Pois essa substância ou verdade, esse princípio indestrutível é que é Humanitas. Assim lhe chamo, porque resume o universo, e o universo é o homem. Vais entendendo?
— Pouco; mas, ainda assim, como é que a morte de sua avó…
— Não há morte. O encontro de duas expansões, ou a expansão de duas formas, pode determinar a supressão de uma delas; mas, rigorosamente, não há morte, há vida, porque a supressão de uma é a condição da sobrevivência da outra, e a destruição não atinge o princípio universal e comum. Daí o caráter conservador e benéfico da guerra. Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para transpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas, se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição. A paz nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas públicas e todos os demais efeitos das ações bélicas. Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o que lhe é aprazível ou vantajoso, e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas.
Quincas Borba – Cap.VI, p. p. 5, 6. Disponível em www.dominiopublico.gov.br
…humanitas significa para os romanos a valorização positiva do otium, do lazer, bem como dos estudos desinteressados e das ocupações culturais não diretamente utilitárias.
Disponível em: www.revistas.usp.br/revhistoria/article/download/123712/119913/
Monismo, substantivo masculino
Filosofia: concepção, segundo a qual a realidade é constituída por um princípio único, um fundamento elementar, sendo os múltiplos seres redutíveis em última instância a essa unidade.
Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=Dicion%C3%A1rio
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PROFESSOR SINVAL SANTANA – SINVAS
Professor do Grupo Olimpo/Goiânia e dos Colégios Medicina e Desafio, Coordenador do site Guia de Linguagens/www.guiadelinguagens.com.br.
Graduado em Letras pela PUC-Goiás.