REDAÇÃO ENEM 2019 – COMPREENDER A PROPOSTA E ELABORAR A TESE

Publicado em 14 de agosto de 2019 na categoria

GUIA DE LINGUAGENS – PROFESSOR SINVAS

PROPOSTA DE REDAÇÃO – MODELO ENEM

 

– PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema:

Mobilidade urbana: facilitar a circulação das pessoas com mais segurança e acessibilidade, desafio das cidades brasileiras.

apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

 

– PRIMEIRO PASSO

– Leitura e compreensão da proposta de redação. 

O primeiro passo para a elaboração de uma boa Redação consiste na compreensão da proposta, do tema proposto, para decidir como abordá-lo, qual será o ponto de vista adotado e como defendê-lo. Considere a proposta apresentada, Mobilidade urbana, associada a segurança e acessibilidade, como desafio das cidades brasileiras.

Primeiro, é importante saber que mobilidade urbana compreende o deslocamento de pessoas e bens na cidade, a fim de desenvolver atividades econômicas e sociais. Observe que a proposta já apresenta dois pontos para dar suporte a seu posicionamento: segurança e acessibilidade.

O ENEM exige a elaboração de texto dissertativo-argumentativo, em que o que mais importa é a constante defesa do posicionamento assumido, utilizando-se de estratégias argumentativas. Uma das estratégias mais tranquilas para introduzir a TESE é recorrer à alusão histórica.

Esse recurso consiste em situar o tema em um momento histórico específico em que ele se revela um problema a ser resolvido. No caso da proposta em questão, o mais adequado é associá-la ao processo de urbanização e industrialização do Brasil.

O caminho mais tranquilo é defender a tese de que um dos grandes desafios dos gestores das cidades brasileiras é estruturar o deslocamento de pessoas e bens, garantindo que é seguro e acessível. É necessário problematizar a tese e construir a argumentação a partir dessa problematização.

Tudo isso, a apresentação da TESE e sua PROBLEMATIZAÇÃO, é feito no parágrafo de introdução.

– Observe no modelo a seguir:

A urbanização e industrialização do Brasil, consolidada nas décadas de 1950/60/70, privilegiou a indústria automobilística e o transporte individual. Vendido como símbolo de modernidade, o carro tornou-se o sonho de consumo da sociedade, gravado no inconsciente coletivo. Somada ao crescimento sem planejamento das cidades, essa opção produziu um dos mais estressantes trânsitos do planeta. O maior problema, porém, é a falta de vontade dos governantes e da sociedade em reverter a situação.

A introdução da Redação inicia-se com a alusão histórica, situando o problema no tempo e no espaço, já problematizando: o Brasil preferiu o transporte individual. Já faz parte do posicionamento.

Na sequência, a tese evidencia o crescimento sem planejamento das cidades. Serão os dois pontos fundamentais da Redação: opção pelo transporte individual e urbanização mal planejada.

Fechando o ponto de vista defendido, destaca-se o descaso das autoridades e dos cidadãos. Pronto, a Redação está devidamente esquematizada.

Agora é partir para o desenvolvimento e defender o posicionamento, argumentando de forma racional, recorrendo a outras estratégias.

Assunto para o próximo post.

Últimas notícias

RedCake Agência Digital