Dissertação Argumentativa – Proposta de Redação e Tema

Publicado em 18 de abril de 2017 na categoria

GUIA DE REDAÇÃO – O MELHOR CURSO ONLINE
DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA – PASSO A PASSO
PROFESSOR SINVAL SANTANA

– Leitura da Proposta de Redação:
Compreender Proposta de Redação é entender que ela exige de Você um texto dissertativo-argumentativo, cuja finalidade é demonstrar a verdade de uma ideia ou tese, que é mais do que uma simples exposição de ideias. Na dissertação argumentativa, Você deve evitar elaborar um texto de caráter apenas expositivo. É preciso apresentar um texto que expõe um aspecto relacionado ao tema, defendendo uma posição, uma tese. A sua Redação, portanto, tem de apresentar sua opinião, seu posicionamento.
Vejamos:
PROPOSTA DE REDAÇÃO – MODELO ENEM

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema:
A apropriação cultural, um direito ou um desrespeito?
Apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Observe que a Proposta de Redação exige um texto dissertativo/apresentação da tese, argumentativo/comprovação da tese, sobre o Tema, e também exige uma proposta de intervenção.
Pela Proposta de Redação, portanto, Você sabe que na Introdução problematiza, no Desenvolvimento argumenta, na Conclusão aponta uma proposta para resolução do problema.

– Tema:
Consiste no núcleo das ideias sobre as quais a tese se organiza, a direção que Você dará ao seu texto. O assunto recebe uma delimitação por meio do tema, ou seja, um assunto pode ser abordado por diferentes temas. Vejamos:
A apropriação cultural, um direito ou um desrespeito?
Observe que Você direcionará seu texto para um caminho específico, associando Apropriação cultural a um direito natural de cada indivíduo ou ao desrespeito da cultura alheia.
Ou seja, a sua Redação não pode focar em primeiro plano a Cultura como indústria, a História da Cultura, as características da Cultura, a diversidade de Culturas. Esses são aspectos que devem estar em seu texto, mas o foco principal tem de ser Direito ou Desrespeito em relação à apropriação da cultura do outro.

03- Lida a Proposta de Redação, compreendido o tema, agora vamos aos textos motivadores. Para que servem? A sua finalidade é orientar o rumo de sua Redação, dar um norte para seu texto. Lendo os textos motivadores, Você terá noção do posicionamento que tomará. Por exemplo, quanto ao tema – A apropriação cultural, um direito ou um desrespeito? – a leitura dos textos motivadores dará Você embasamento para considerar se é um direito ou se é um desrespeito apropriar-se da cultura do outro.

– Antes de iniciar seu texto, responda às seguintes questões:
O tema é A apropriação cultural, um direito ou um desrespeito?
01- Qual o problema? Apropriar-se da cultura alheia, em que consiste isso?
02- Por que se trata de um problema? O que tem se os brancos apropriam-se da cultura dos negros?
03- Quais as causas para tal problema? São motivos apenas culturais ou há motivações econômicas?
04- Há alguma solução? Quem se apropria da cultura do outro tem de pagar por isso ou devemos entender que é natural o ser humano absorver o que não é dele?
05- Como e por que colocar tal solução em prática? Pagar como? Aceitar a apropriação cultural como atitude natural da História da humanidade?
06- Como essa proposta pode, de fato, resolver o problema? O outro aceitará o simples pagamento? Aceitará o argumento de que é a apropriação de culturas é inerente ao ser ser humano?
Essas perguntas são válidas para qualquer tema. Se seu texto realmente é planejado, se Você realmente quer fazer uma Redação Nota MIL, responda sempre essas questões antes de iniciar seu texto.
Na próxima aula, trataremos da Introdução de sua Redação.

ATENÇÃO: ESPECÍFICA DE REDAÇÃO – UNIRV – QUATRO ENCONTROS
PROFESSORES SINVAL SANTANA E ZÉ LARANJA
LOCAL CURSO JURIS
CONTATO PELO MESSENGER FACEBOOK
https://www.facebook.com/sinvass
https://www.facebook.com/joseantonio.sanseveromartins?fref=ts
ou pelo
sinvasss@gmail.com

CURSO DE REDAÇÃO ONLINE – GUIA DE REDAÇÃO
Professores Grazi Castro e Sinval Santana
http://www.guiadelinguagens.com.br/compra-cursos/interna-cursos.php?curso=223819

Últimas notícias

RedCake Agência Digital