Se você já assistiu a O Patriota, Coração Valente, A Paixão de Cristo ou Apocalypto, a única novidade de Até o Ultimo Homem é a construção do perfil do ator Andrew Garfield, como o bom mocinho wasp. O ator, conhecido por representar o brasileiro Eduardo Saverin e o spider Peter Parker, provavelmente viverá esse papel inúmeras vezes. No mais, o filme, que redime Mel Gibson, é muito bom para seu público, bom para o público comum, mas provavelmente detestável para os fãs de Dogville.
O norte americano Mel Gibson abriu seu caminho com a produção australiana Mad Max/I, II e III, a partir do final dos ’70 e início dos ’80. De lá pra cá foram grandes sucessos, fenômenos e fracassos. Subiu aos céus da fama, deitou e rolou, ganhou liberdade, muito dinheiro, muita polêmica, e desceu aos infernos.
Ao provocar dois grupos poderosíssimos no entretenimento, era só uma questão de ele escorregar para abrirem suas vísceras. Os gays o juraram pelo príncipe caricato de Coração Valente. O herdeiro da coroa britânica no filme é o estereótipo do bichinha, que atirada pela janela do castelo por seu pai, The King. A comunidade judaica não amou a perspectiva do diretor sobre a condenação de Jesus em A Paixão de Cristo.
E o ator e diretor cometeu o vacilo esperado. E de forma extremamente condenável. Não tem como defendê-lo. Alcoolismo, direção perigosa e agressão à esposa. Divórcio e execrado pela mídia.
Não foi seu fim. O que comprova que ele é acima da média. Recuperou-se, em parte graças à amizade com a atriz/diretora/judia/lésbica Jodie Foster.
Mandou bem como ator em Herança de Sangue e agora como diretor em Até o Último Homem, tornando-se um dos poucos a conseguir de volta a trilha do paraíso. Para mim, ótimo, porque ele representa uma opção aos tantos filmes adolescentes que tomam as salas.
Se acha seu trabalho competente, você viu ou tem de ver esses:
Mad Max I e II, o três é dispensável – O Ano em que Vivemos em Perigo – Conspiração Tequila, excelente longa sobre amizade, o elenco surpreende – Máquina Mortífera II – Hamlet, surpreendente atuação – Do que as Mulheres Gostam – Teoria da Conspiração – O Patriota – O Homem sem Face – Maverick – O Preço de um Resgate, meu preferido – Coração Valente – Paixão de Cristo – Apocalypto.
Não é pouca coisa mesmo. Mas não é para tese acadêmica. É só cinema. Madinusa.